sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PROPOSTAS EM AMBITO NACIONAL

EIXO 1
Produção simbólica e diversidade cultural – foco: produção de arte e bens simbólicos, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação
PROPOSTAS
Material: Criar um programa específico de reabilitação dos centros históricos das cidades que se encontram em áreas historicamente desassistidas pelas políticas nacionais de preservação do patrimônio cultural, tais como as regiões norte e nordeste.
Imaterial: Instituir uma política nacional de valorização e reconhecimento dos conhecimentos e práticas de rezadeiras, benzedeiras, parteiras, religiosidades sociabilidades de terreiros e outros saberes de mulheres e homens de florestas e cidades em todo o país.

EIXO 2
Cultura, cidade e cidadania – foco: cidade como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais
PROPOSTAS
Material: Criar um fundo nacional de museus e fomentar a criação de fundos estaduais e municipais com a finalidade de promover as atividades museológicas em geral.
Imaterial: Realizar inventário de Referências Culturais das populações indígenas brasileiras.

EIXO 3
Cultura e desenvolvimento sustentável – foco: a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento
PROPOSTAS
Material: Criar uma política pública nacional que incentive a constituição de arquivos permanentes em estados e municípios, contemplando a organização, preservação e divulgação de acervos.
Imaterial: Fomentar através do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o inventário sobre o uso da Ayahuasca com vistas ao registro desse bem como Patrimônio Imaterial brasileiro.

EIXO 4
Cultura e economia criativa – foco: economia criativa como estratégia de desenvolvimento
PROPOSTAS
Material: Fortalecer os Fóruns Nacionais das entidades de guarda de acervo permanente.
Imaterial: Fomentar através do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o inventário sobre o ofício do seringueiro com vistas ao registro desse bem como Patrimônio Imaterial brasileiro.

EIXO 5
Gestão e institucionalidade da cultura – foco:fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura
PROPOSTAS
Material: Incentivar a criação de um programa de formação em arquivo e museologia, fomentando a descentralização de bolsas de estudos para os técnicos.
Imaterial: Fortalecer as linhas de financiamento existentes para trabalhos voltados ao patrimônio imaterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário